Página:

Rádio Aratiba Am 900 - Aratiba - RS - Brasil

Rádio Aratiba AM

Ouça Aqui

image

Usinas hidrelétricas da região operam com capacidade mínina

E-mail Imprimir PDF
As duas maiores usinas hidrelétricas do Norte do Rio Grande do Sul estão operando com sua capacidade mínima. A Hidrelétrica Itá está operando com apenas 15% da sua capacidade máxima de produção, que é de até 1.450 megawats. Na Usina de Machadinho a operação foi reduzida para 25% da capacidade de produzir até 1.140 megawats. O gerente geral das usinas, Elinton Chiaradia, disse ontem que este fato se repete todos os anos, mas geralmente entre os meses de fevereiro e março, no período verão/outono. Segundo o gerente do complexo hidrelétrico, a tendência é que entre os meses de junho e julho a situação volte ao normal com o retorno do período de chuvas mais intensas e constantes.
 
A geração de energia, regulada pelo Operador Nacional do Sistema (ONS), aciona as usinas de acordo com a disponibilidade hídrica. Neste período do ano, são as usinas da região Sudeste que apresentam as melhores condições de abastecer o sistema no país.

A Hidrelétrica Itá tem capacidade para abastecer até 30% do consumo de energia no RS, enquanto a de Machadinho pode suprir 22% da demanda de energia do Estado em condições normais. Ontem, às 16h, a barragem Itá estava com 3,67 metros abaixo do nível normal e tinha apenas 37,33% do volume útil do lago. Em Machadinho, no mesmo horário, a barragem estava com 11,17 metros abaixo do nível normal e 23,28% do volume útil do lago tomado com água.
 
As informações são do jornal Correio do Povo.
 
 

Usuários Online

Nós temos 26 visitantes online

Banner

Note e Anote

Banner

Dica de Beleza

Banner

Dica de Saúde