Página:

Rádio Aratiba Am 900 - Aratiba - RS - Brasil

Rádio Aratiba AM

Ouça Aqui

image

Obesidade Infantil - A prevenção é a melhor solução

E-mail Imprimir PDF
A Obesidade Infantil é uma doença de difícil tratamento, portanto a prevenção continua sendo a melhor solução. Para isso, segue algumas dicas de como manter em casa um hábito alimentar e estilo de vida saudáveis.

1. Prefira os alimentos naturais e mantenha uma despensa saudável. Alimentos naturais normalmente são menos calóricos. Se houver grande disponibilidade de guloseimas, chocolates e refrigerantes, a criança terá dificuldade em vencer a tentação e ganhará alguns quilos extras.

2. Evite alimentos gordurosos e leia os rótulos dos alimentos. Alimentos gordurosos normalmente são mais calóricos e devem ser substituídos por alimentos mais saudáveis. As embalagens fornecem o número de calorias.

3. Ofereça alimentos nas horas certas. Toda criança deve ter limites. Isto também é válido para os horários das refeições. Crianças que comem nos intervalos podem ficar obesas.

4. A família deve dar o exemplo: alimentação saudável e horários estipulados para as refeições devem ser seguidos por toda a família. Não adianta preparar suco natural para a criança obesa e o restante da família consumir refrigerantes e chocolates.

5. Coloque a criança para ajudar no preparo de seu lanche. A criança deve se familiarizar com os alimentos saudáveis e ajudar a preparar seu próprio lanche. Os pais devem vigiar o tipo e a quantidade dos alimentos.

6. Diminua o número de horas frente a tv, vídeo games e computadores. Nenhuma criança deve permanecer por mais de 2 horas frente à esses equipamentos. Essas atividades, além de gastarem pouca energia, favorecem o consumo de alimentos.

7. Estimule a atividade física e combata o sedentarismo. Leve seu filho ao parque, faça caminhada e pratiquem esportes. Pais sedentários não são os melhores exemplos de vida saudável. Coloque a criança para ajudar nas tarefas de casa; estimule-a a passear com o cachorro e substitua o elevador pelas escadas.

8. Inclua frutas no lanche e na sobremesa. As frutas normalmente são pouco calóricas e podem ser consumidas a qualquer hora. Elas devem ser oferecidas desde o início da vida para se criar o hábito.

9. Evite dietas da moda e dietas com restrição calórica. O primeiro passo no tratamento da criança obesa é não submetê-la a dietas com restrição calórica cujo único objetivo é a perda de peso. O ideal é promover uma educação alimentar para que os resultados sejam prolongados.

10. Alimento não deve ser usado como prêmio. Premiar uma criança por estar comendo na hora certa ou algum tipo de alimento saudável apenas supervaloriza os alimentos e proporciona subterfúgios psicológicos.
 
Banner

Note e Anote

Banner

Dica de Beleza

Banner

Dica de Saúde