Dois municípios do Alto Uruguai gaúcho foram destaque na segunda edição do programa “Município Amigo da Vacina 2025”, promovido pela Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul. Aratiba e Severiano de Almeida receberam o “Certificado Selo Ouro”, reconhecimento que premia as cidades que alcançaram as metas de imunização em diferentes categorias. A cerimônia de entrega ocorreu na terça-feira (20), em Porto Alegre.
Em Aratiba, a conquista foi resultado do empenho coletivo de toda a rede de saúde. O município atingiu as metas nas categorias : Pentavalente (Baby), Tríplice Viral (Dente de Leite) e HPV (Teens), referentes ao ano de 2024. O certificado foi recebido por Giancarlos Ferrazzo Bianchi (técnico de enfermagem), pela enfermeira Marisa Klein e pela coordenadora de imunizações da 11ª Coordenadoria de Saúde, Florisa Grzybowski
Entre os municípios pertencentes à Coordenadoria, apenas oito alcançaram o Selo Ouro. A Secretaria de Saúde de Aratiba destacou o trabalho dos agentes comunitários, da equipe da sala de vacinas e de toda a população que manteve em dia a carteira vacinal, além do apoio da 11ª Coordenadoria de Saúde.
Já Severiano de Almeida também celebrou a conquista do Certificado Ouro, reconhecimento que reforça os esforços na imunização da população local. O município esteve representado na entrega pela secretária de Saúde, Denise Benincá, e pela enfermeira Fabiula Palvicini. Segundo Denise, a certificação valoriza o trabalho dos profissionais da Unidade de Saúde e reforça a importância da vacinação como principal forma de prevenção de doenças. Como incentivo extra, o município também promoveu recentemente a atualização vacinal de todos os colaboradores da Prefeitura, em parceria com as agentes de saúde.
O selo é uma forma de incentivo e valorização às administrações municipais que cumprem com excelência as metas de vacinação. Tanto Aratiba quanto Severiano de Almeida reforçam, com essa conquista, o compromisso de proteger vidas por meio da prevenção, garantindo saúde e qualidade de vida às suas comunidades.