10.1 C
Aratiba
sábado, 23/agosto
Player de Áudio Responsivo
InícioAlto UruguaiLembrando motivação para ir ao Seminário, Pe. Alvise assume Paróquia de São...

Lembrando motivação para ir ao Seminário, Pe. Alvise assume Paróquia de São Valentim

Pe. Alvise Follador, ex-pároco da Catedral diocesana, foi oficializado Pároco da Paróquia São Valentim de São Valentim, terra de 14 padres, três deles bispos, por Dom Adimir Antonio Mazali, em missa às 18h, deste sábado (5), na sede paroquial da mesma, concelebrada pelos padres Moacir Noskoski, pároco em Erval Grande e Antonio Valentini Neto, do Centro Diocesano.

Depois das saudações iniciais, o Bispo pediu ao Pe. Alvise que fizesse a profissão de fé e o juramento de fidelidade à Igreja, como primeira parte do rito de posse de Pároco.

No primeiro ponto de sua homilia, Dom Adimir destacou aspectos da Palavra de Deus do domingo, o 5º do Tempo Comum Ano Litúrgico C, a vocação de Isaías e o chamado de Cristo a pescadores do Lago de Genesaré para serem “pescadores” de homens, após realizar pesca milagrosa em águas profundas. Diante da visão da glória de Deus, Isaías sentiu-se indigno da missão, mas Deus lhe assegurou que não deveria ter medo, pois o acompanharia sempre. São Pedro, diante do sinal da pesca abundante seguindo a ordem de Cristo, declarou-se pecador. Cristo, porém, lhe disse que não deveria ter medo e de então diante seria pescador de homens. A partir das duas passagens bíblicas. Dom Adimir fez incisiva motivação ao cultivo de novas vocações sacerdotais, desejando que a Paróquia de São Valentim venha a ser novamente terra de muitos outros padres. Dirigindo-se ao Pe. Alvise, o exortou a confiar em Deus diante do desafio da nova missão. Na segunda parte da homilia, o Bispo falou da relação do Pároco com comunidade e desta com o mesmo. Ressaltou aspectos da tríplice missão do Pároco, ensinar, santificar e governar ou o serviço pastoral ao povo, a direção da Paróquia em todos os sentidos, também no administrativo, zelando para que os recursos sejam aplicados com transparência e justiça e garantindo a manutenção da infraestrutura.

Depois da reflexão, motivou Pe. Alvise a renovar os compromissos de sua ordenação presbiteral. A seguir, entregou-lhe símbolos desta tríplice missão, a Bíblia, a chave do sacrário, a estola da reconciliação e mencionou a água do batismo.

Após a oração final da celebração, houve diversos pronunciamentos.

– Wanderlei Campos, pela Catedral São José, seus conselhos de pastoral e de economia, pastorais movimentos e equipes diversas. Iniciou lembrando as mudanças periódicas de padres. Fazem parte de seu ministério. Característica de sua vida é de estrada. Agradeceu calorosamente ao Pe. Alvise por múltiplos aspectos de seus 10 anos à frente da Paróquia da Catedral. Disse à comunidade paroquial de São Valentim que estava recebendo um grande presente e motivou a todos a acolhê-lo com carinho, participando de suas atividades, pois nenhum padre trabalha sozinho.

– Rafael Lazzari, coordenador do Conselho Econômico da sede paroquial, apresentando boas-vindas ao novo Pároco e assegurando apoio e disposição de caminhar juntos.

– Claudimir Paniz, Prefeito Municipal, expressando desejo de que Pe. Alvise se sinta em casa nesta sua missão e enfatizando que todos estão ansiosos por conhecê-lo e dispostos a participar de suas atividades pastorais. Renovou agradecimentos ao Pároco anterior, Pe. João Zappani, do qual foi aluno quando estudou no Seminário N. Sra. de Fátima.

– Tânia Maria Sala, pelo Coral Cole dei Fiori. Saudou o novo Pároco e convidou o grupo a executar canto de acolhida.

– Pe. Alvise, que iniciou sua primeira mensagem aos novos paroquianos com o canto “como é bonito, Senhor, no meio do povo, escutar tua voz…”. Ressaltou que se encontrava na Paróquia para continuar a caminhada de fé do povo e o trabalho de seus predecessores, desde o primeiro Pároco, Pe. Estevão Wonsowski. Emocionado, lembrou o dia em que o animador vocacional da Diocese, o então Pe. Demétrio Valentini, visitou sua família, 08 de novembro de 1975, dia de seu aniversário, motivando-o para entrar no Seminário e lhe deu o livrinho do evangelho de São Marcos que ele ainda conserva e apresentou a todos. Lembrou que a Paróquia tem diversos padres e três deles bispos. A primeira ordenação presbiteral de que participou foi de um deles, Valter Girelli, no dia 13 de dezembro de 1980. Expressou sua disposição de caminhar com todos na Paróquia, com a Área Pastoral e com a Diocese. Com esforço por conter a emoção, agradeceu a diversos colaboradores diretos na Catedral, a familiares e outros presentes ou não na celebração. Por fim, motivou a todos à preparação da festa do padroeiro, no próximo domingo, dia 13.

Antes da bênção final, Dom Adimir pediu a leitura da ata e sua assinatura com ele, dos padres, ministros, membros dos conselhos e outros.

Após a missa, houve coquetel no Salão Paroquial.

SONY DSC
QUEM VIU ESTA NOTÍCIA, TAMBÉM LEU:
- Publicidade -

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

Recent Comments