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sexta-feira, 22/agosto
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Quase 248 mil trabalhadores ainda não retiraram abono salarial

Dos mais de 700 mil trabalhadores habilitados para receber abono salarial em setembro, apenas 475.933 fizeram o saque. Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, 247.754 beneficiários ainda não efetuaram o saque, o que corresponde a R$ 228,65 milhões em valores disponíveis. Os valores pendentes poderão ser sacados até 27 de dezembro na Caixa Econômica Federal e no Banco do Brasil.

Na Caixa, o pagamento é feito prioritariamente por crédito em conta, nos casos em que o trabalhador possui conta corrente, conta poupança ou conta digital. Pode ser feito também por meio de crédito pelo aplicativo Caixa Tem, em conta poupança social digital aberta automaticamente pela Caixa. No caso de não-correntistas, o pagamento será feito em agências, lotéricas, autoatendimento, Caixa Aqui ou pelos demais canais de pagamentos oferecidos pela instituição.

Já os pagamentos do abono salarial por meio do Banco do Brasil serão feitos prioritariamente por crédito em conta bancária; transferência via TED, via PIX ou de forma presencial nas agências de atendimento para trabalhadores não correntista e que não têm PIX.

Até agosto, dos 26.151.402 trabalhadores contemplados, 723.687 ainda não haviam retirado os valores a que têm direito.

Pagamento mensal
“Para aqueles que solicitaram revisão do abono salarial por meio de recurso administrativo, os pagamentos serão emitidos mensalmente, todo dia 15 ou no primeiro dia útil subsequente. Informações detalhadas podem ser consultadas por meio da Carteira de Trabalho Digital ou no portal GOV.BR”, informou, em Brasília, o Ministério do Trabalho.

Tem direito ao Abono Salarial trabalhador que atende aos critérios de habilitação, como estar cadastrado no Programa de Integração Social/ Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/PASEP) há pelo menos cinco anos, contados da data do primeiro vínculo; ter recebido, de empregadores que contribuem para o Programa de Integração Social (PIS) ou para o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) até dois salários-mínimos médios de remuneração mensal no período trabalhado.

Além disso, é necessário que o trabalhador tenha exercido atividade remunerada durante pelo menos 30 dias – consecutivos ou não – no ano-base considerado para apuração; ter seus dados, do ano-base 2021, informados pelo empregador corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) ou no eSocial.

Informações adicionais poderão ser solicitadas nos canais de atendimento do Ministério do Trabalho e Emprego e nas unidades das Superintendências Regionais do Trabalho, pelo telefone 158.

Famurs promove encontro de preparação para novos gestores gaúchos

Com objetivo de qualificar as novas administrações municipais a desempenharem seu papel com mais eficiência e efetividade, a Famurs irá promover nos dias 29 e 30 de outubro o Encontro Novos Gestores. O evento será realizado no Centro de Eventos de Nova Petrópolis, junto ao Smart Cities Park, e tem por objetivo preparar os prefeitos e prefeitas eleitos para o início de seus mandados na gestão 2025/2028.

Para o presidente da Famurs, Marcelo Arruda, o evento visa aproximar as novas administrações municipais e fortalecer parcerias com as prefeituras gaúchas. “Nós queremos promover um espaço para troca de experiências e esclarecimentos, que prepare os futuros prefeitos e prefeitos para uma gestão qualificada”, declarou.

O encontro vai iniciar na terça-feira (29/10), às 9h, com o painel de Boas-Vindas e apresentação da Famurs, realizado pelo presidente Marcelo Arruda. Na sequência, o governo do Estado terá um painel, momento em que fará apresentação da estrutura, programas e recursos disponíveis aos municípios gaúchos. À tarde, os gestores participam da abertura oficial do Smart Cities Park.

Na quarta-feira (30/10), o evento retorna pela manhã, às 9h, com painéis do Ministério Público (MPRS) e do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), que irão falar sobre suas atuações junto às prefeituras gaúchas. Na parte da tarde, a partir das 13h30, representantes da Caixa Econômica Federal apresentam um painel para falar sobre os serviços, produtos e soluções disponíveis aos municípios. Às 15h30, o governo federal também terá um espaço na programação para falar sobre estrutura, programas e recursos disponíveis às administrações municipais.

O evento é gratuito e voltado para prefeitos, vice-prefeitos, secretários estaduais e municipais, servidores e autoridades que tenham interesse na pauta municipalista. As inscrições estão disponíveis em smartcitiespark.com.br.

Prêmio Boas Práticas

No dia 30 de outubro, às 18h, os gestores gaúchos serão recepcionados na Cerimônia de Premiação do 6º Prêmio Boas Práticas. A solenidade também acontecerá no Centro de Eventos de Nova Petrópolis.

Durante a cerimônia, serão premiados 48 dos 279 projetos avaliados, contemplando 15 áreas de atuação: Assistência Social; Comunicação Social; Cultura e Economia Criativa; Defesa Civil, Resiliência e Voluntariado; Desenvolvimento Rural; Direitos Humanos; Educação; Esporte e Lazer; Fazenda e Eficiência Fiscal; Habitação; Meio Ambiente; Melhor Idade 60+; Mobilidade Urbana e Trânsito; Saúde; Segurança Púbica; e Turismo.

Os municípios finalistas da 6ª edição já foram notificados e, na cerimônia, receberão troféu e certificado, conferindo o título de 1º, 2º e 3º lugares. Os demais projetos inscritos receberão certificado de participação.

Auxílio-doença pode ser solicitado em 2,6 mil agências dos Correios

O Ministério da Previdência Social, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e os Correios ampliaram a parceria que permite aos segurados dar entrada no requerimento do benefício por incapacidade temporária para o trabalho (antigo auxílio-doença) em uma agência dos Correios.

O envio digital da documentação necessária é feito via Atestmed, uma ferramenta do INSS que facilita o upload de laudos médicos e a análise de casos.

Em março deste ano, o INSS e os Correios firmaram o primeiro acordo do tipo com projeto-piloto em Fortaleza (CE). Com a expansão da parceria, 2,6 mil agências próprias dos Correios em todo o país estarão disponíveis para realizar os pedidos deste benefício.

A medida, lançada nesta segunda-feira (15), permite que o trabalhador não precise agendar uma perícia presencial com um médico federal. O objetivo é agilizar as concessões do auxílio-doença aos segurados do INSS com necessidade de até 180 dias de afastamento do trabalho. Atualmente, o tempo médio de análise dos pedidos de benefícios é de 15 dias.

Com o acordo, as unidades dos Correios se somam a 1,6 mil agências da previdência social, além de outros canais de atendimento: o aplicativo Meu INSS, o site e o telefone da Central 135.

A expectativa é de que a iniciativa beneficie, sobretudo, os segurados do INSS que não têm acesso à internet ou encontram dificuldade em fazer o requerimento pelo aplicativo Meu INSS, e, agora, poderão ser atendidos mais próximos de suas residências.

Entenda
Os segurados do INSS podem fazer o requerimento do auxílio-doença pela perícia digital do Atestmed diretamente nas agências dos Correios. No local, o funcionário da estatal digitalizará a documentação apresentada e vai inseri-la diretamente no sistema do INSS.

A segunda forma de atendimento em uma unidade dos Correios é para o segurado que quiser fazer o pré-requerimento pela Central 135 para iniciar o atendimento. Neste caso, a solicitação deve ocorrer em prazo de cinco dias, período que o segurado terá para apresentar a documentação exigida.

Posteriormente, se durante a análise do requerimento de um benefício forem identificadas pendências documentais, o cidadão poderá ainda ir a uma agência dos Correios e complementar as informações.

Atestmed
Pelo Atestmed, o governo recebe a documentação do requerente para análise sobre a concessão do benefício mais rapidamente, sem a necessidade de o segurado passar pela perícia médica presencial.

Para dar entrada no pedido de benefício por incapacidade temporária, o segurado tem que preencher os seguintes requisitos: contribuir para a Previdência Social, cumprir carência (mínimo de 12 meses de contribuição antes do afastamento,) e apresentar atestado médico que comprove a necessidade de afastamento do trabalho por mais de 15 dias.

O INSS alerta que o atestado médico ou relatório médico deve ser legível e sem rasuras e, ainda, conter o Código Internacional de Doenças (CID).

O Atestmed não indefere requerimentos de benefícios. No entanto, quando é detectada alguma inconformidade no atestado médico, o caso é encaminhado à perícia médica presencial.

Atestado
O atestado médico ou odontológico enviado eletronicamente ao Atestmed deve conter:

nome completo do segurado;
data de emissão do(s) documento(s) médico(s) ou odontológico(s), que não poderá ser superior a 90 dias da data de entrada do requerimento;
diagnóstico por extenso ou código da Classificação Internacional de Doenças (CID);
assinatura do profissional emitente, que poderá ser eletrônica e passível de validação;
identificação do profissional emitente;
data de início do repouso ou do afastamento das atividades habituais; e
prazo estimado necessário, preferencialmente em dias.
Para mais esclarecimentos, confira o passo a passo para dar entrada no pedido.

Balanço
O Ministério da Previdência Social calcula que mais de 20 milhões de brasileiros são atendidos pelo telefone (135); 75 milhões, pela plataforma Meu INSS, e, agora, os Correios devem registrar mais de 100 milhões de atendimentos ao mês, devido à capilaridade da estatal em todo o território nacional.

Um levantamento do ministério aponta que a solicitação de benefício por incapacidade temporária representa 78,66% dos benefícios concedidos pelo INSS

De julho de 2023, quando o Atestmed foi reformulado, até setembro deste ano, foram feitos 4.055.181 de requerimentos deste benefício, via Atestmed. Do total, 2.034.867 foram concedidos.

Casal fica ferido em queda de moto na ERS-420 entre Aratiba e Itá

Foto: Bombeiro Voluntários de Aratiba

Ainda no final da tarde do último domingo (13), por volta das 18h00, os Bombeiros Voluntários de Aratiba atenderam a um acidente de trânsito envolvendo motocicleta na ERS-420, sentido Aratiba/Itá, próximo a comunidade de Lajeado Ouro. Uma equipe da saúde de Aratiba também prestou atendimento com ambulância.

A dinâmica do acidente deu-se quando um casal, tripulando uma motocicleta, seguia no sentido Aratiba a Itá/SC, quando sofreram uma queda em uma curva da rodovia. O condutor sofreu fratura em uma das pernas e várias escoriações pelo corpo, a garupa também acabou sofrendo escoriações.

O casal, que é de ItáSC, estava retornando para casa no momento do acidente. Ambos foram socorridos e encaminhados para os primeiros atendimentos no Hospital Comunitário de Aratiba. Após, uma ambulância de Itá deslocou-se para buscar as vítimas.

Prefeitura de Erechim solicita ao DNIT a reinstalação urgente de controladores de velocidade na BR 153

Foto: Prefeitura de Erechim

A Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria de Obras Públicas, Habitação, Segurança e Proteção Social, solicitou ao supervisor regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) do Rio Grande do Sul, Adalberto Jurach, que sejam reestabelecidos os controladores de velocidade na BR 153, no perímetro urbano de Erechim.

Conforme Mario Rossi, secretário de Obras Públicas, Habitação, Segurança e Proteção Social, sem os controladores de velocidade os pedestres que precisam se deslocar pelos trevos do Bairro Atlântico, Aeroporto, e na entrada e saída do Bairro Progresso, na baixada da BR 153 (Km 49.9) e na travessia do Bairro Estevam Carraro, convivem diariamente com o perigo.

Esta situação resultou num grande volume de acidentes graves e fatais, nos últimos meses, principalmente, devido à imprudência dos motoristas que trafegam em alta velocidade e de forma perigosa, colocando vidas em risco, situação que os controladores de velocidade podem evitar”, observa secretário.

O chefe da Unidade Operacional da Polícia Rodoviária Federal de Erechim, Regivaldo Tonon, afirma que os três acidentes fatais ocorridos, nos últimos meses, foram nas proximidades dos pontos onde estavam os controladores eletrônicos de velocidade.

O prefeito, Paulo Polis, afirma que a situação é gravíssima e a população erechinense está correndo perigo diariamente. “Precisamos que o DNIT olhe com muita atenção o nosso caso, porque já perdemos três vidas, nestes locais, isso requer providências urgentes, e o mais rápido a ser feito é reinstalar os controladores de velocidade nos locais citados. Só assim vamos garantir uma resposta rápida à população, restaurar a segurança no trânsito e salvar vidas”, ressalta o prefeito Polis.

A importância de lavar as mãos

Lavar as mãos, muitas vezes, é considerado um ato simples e sem grande importância. Todavia, a higienização desse órgão pode ser considerada como uma medida de prevenção contra várias doenças, podendo, inclusive, salvar vidas.

Em todo nosso organismo existem micro-organismos que vivem harmoniosamente sem nos causar nenhuma doença. Algumas bactérias, por exemplo, vivem em nosso trato digestivo e são essenciais para a manutenção da saúde desse sistema. Entretanto, também existem micro-organismos que, em contato com nosso corpo, podem causar problemas graves, tais como infecções hospitalares e respiratórias, diarreia e gripe, como a H1N1.

Uma grande quantidade de organismos entra em contato com o nosso corpo inicialmente pela mão. Isso acontece porque a mão frequentemente está em contato com superfícies que podem estar contaminadas (maçanetas de portas, caixas eletrônicos e barras dos transportes públicos) e até mesmo com pessoas doentes. É comum, por exemplo, cumprimentarmos pessoas com um aperto de mão mesmo quando estão com alguma enfermidade. Nesse momento, pode haver a troca de micro-organismos patogênicos.

A via de transmissão de várias doenças poderia ser facilmente quebrada se todas as pessoas lavassem as mãos com uma maior frequência. É importante lavar as mãos, principalmente, antes de se alimentar e preparar alimentos, após usar o banheiro, tossir, espirrar, assoar o nariz, brincar com animais e manusear o lixo e antes e após cuidar de ferimentos e visitar pessoas hospitalizadas.

Vale destacar que os cuidados com a higienização das mãos também são fundamentais para os profissionais da saúde, sendo recomendada para esse público a lavagem sempre antes e após ter contato com um paciente, antes de realizar procedimentos e após se expor a fluidos corporais. Essas medidas são essenciais para evitar que o paciente seja contaminado por micro-organismos provenientes de outras pessoas e também para proteger os profissionais da saúde de possíveis doenças.

A lavagem das mãos pode ser feita com água e sabão, sendo essa prática simples responsável pela redução de contaminação com uma parcela de micro-organismos adquiridos pelo contato com pessoas e objetos, além de sujeira e substâncias orgânicas. Para uma limpeza ainda maior, utilizam-se agentes antissépticos, como o álcool 70%.

Curiosidade: De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), doenças como a diarreia poderiam ser evitadas e reduzidas em até 40% se todas as pessoas lavassem adequadamente as mãos.

Depois de dias de chuva, um domingo de sol esplêndido na Romaria de Fátima em Erechim

O segundo domingo deste mês, dia 13, foi de sol esplêndido depois dias de chuva impedindo em duas noites a missa no altar campal na septuagésima Romaria de Fátima em Erechim. Já na véspera, dia 12, solenidade da Bem-Aventurada Virgem da Conceição Aparecida, havia sido de tempo bastante favorável para a Romaria das Crianças e para 4 celebrações do último dia da novena.

A Romaria deste ano, cujo lançamento foi no dia 13 de maio, coincidindo com a primeira aparição de N. Sra. em Fátima, Portugal, foi realizada na coincidência da sua última aparição há 107 anos naquele local, no contexto da primeira guerra mundial.

Pe. Clair Favreto, Pároco da Catedral São José, motivou a procissão das 09h seguida de missa campal, presididas pelo Bispo diocesano Dom Adimir Antonio Mazali, concelebrada por 9 padres, com participação de diversos diáconos, muitos ministros e outros milhares de devotos de Maria. Pe. José Carlos Sala, Reitor do Santuário e do Seminário, como em muitas celebrações da novena, dirigiu o canto com a equipe de música da Romaria. Pe. Lucas Stein, como também em diversas celebrações, foi o cerimoniário. Coroinhas e acólitos marcaram presença especial nessa celebração, bem como na Romaria das Crianças e na procissão e missa de cada noite da novena.

Nas motivações para os cantos, reflexões e dezenas do terço ao longo da procissão, Pe. Clair destacou o tema da novena e da Romaria, “Maria, Mãe do silêncio, da escuta e da oração” e o lema, “a minha alma engrandece o Senhor”, do hino de Maria; lembrou diversos aspectos da realidade, como as recentes enchentes no Estado e outras tragédias climáticas e sociais, o Mês das Missões, a assembleia do Sínodo dos Bispos em andamento em Roma sobre a sinodalidade, a característica penitencial da procissão com o pedido de perdão a Deus, algumas romarias realizadas neste mesmo domingo ou na véspera no Estado e no Brasil, a preparação do Jubileu 2025, neste ano, aprofundando a oração do Pai Nosso, cujas partes foram o enfoque de cada dia da novena.

Curso de Panificação Doméstica é realizado em Três Arroios

A empresa Alimentos Roseflor realizou, na quinta-feira, 10, um curso de panificação doméstica no salão paroquial de Três Arroios, com a presença dos profissionais Gustavo Spegiorin, Tuan Viana Braga e Adão Leandro Ghisio.

A atividade ocorreu em parceria com a Prefeitura de Três Arroios e o Escritório Municipal da Emater, com apoio da Paróquia Santa Isabel da Hungria. O principal objetivo foi oferecer à comunidade uma tarde de conhecimentos técnicos em panificação, aplicáveis às atividades domésticas.

Este projeto está interligado às ações do 4º Concurso “Três Arroios: Minha Cuca Preferida!”. O curso contou com a participação de 72 pessoas, que aprimoraram seus conhecimentos por meio de receitas, sorteio de brindes e um coquetel oferecido pela Alimentos Roseflor.

Prestigiaram o evento o prefeito Carlos Burille, o vice-prefeito Tiago Shaffer, a secretária de Turismo Ana Zarichta, a Chefe de Gabinete Fabiola Pezenatto e o representante comercial da Roseflor Alimentos, Euzébio Gasparin.

A divulgação e organização desta atividade contaram com o esforço do Escritório da Emater de Três Arroios, que incentivou as famílias a participarem dessa capacitação, realizando a inscrição e fomentando a participação nesse momento de troca de conhecimentos.

“Aratiba e Erechim são finalistas no 6º Prêmio Boas Práticas”

Para reconhecer e estimular a realização de práticas bem-sucedidas e inovadoras nos municípios gaúchos, a Famurs realiza no próximo dia 30 de outubro a Cerimônia de Premiação do 6º Prêmio Boas Práticas da Gestão Pública Municipal. A solenidade será realizada no Centro de Evento de Nova Petrópolis, a partir das 18h, integrando a programação do Smart Cities Park.

Durante a cerimônia, serão premiados 48 dos 279 projetos avaliados, contemplando 15 áreas de atuação: Assistência Social; Comunicação Social; Cultura e Economia Criativa; Defesa Civil, Resiliência e Voluntariado; Desenvolvimento Rural; Direitos Humanos; Educação; Esporte e Lazer; Fazenda e Eficiência Fiscal; Habitação; Meio Ambiente; Melhor Idade 60+; Mobilidade Urbana e Trânsito; Saúde; Segurança Púbica; e Turismo.
Os municípios finalistas da 6ª edição já foram notificados e, na cerimônia, receberão troféu e certificado, conferindo o título de 1º, 2º e 3º lugares. Os demais projetos inscritos receberão certificado de participação.

Confira são os projetos finalistas de 2024:

ASSISTÊNCIA SOCIAL

  • Erechim: CRAS Itinerante
  • Harmonia: Conversa De Adolescente – Construindo pontes para a vida
  • Ronda Alta: CRAS na Área Indígena

 

COMUNICAÇÃO SOCIAL

  • Palmeira das Missões: Resumão da Semana: Comunicação Estratégica para conectar pessoas com ações da Gestão Pública nas Redes Sociais
  • Pejuçara: Se Liga Vovó
  • Santa Cruz Do Sul: Comunicação da Prefeitura de SCS no Instagram durante as enchentes de abril e   de 2024

 

CULTURA

  • Feliz: Memórias Entre Fragmentos – o Restauro do Casarão Amália Noll
  • Passo Fundo: Escola Pública De Música Yamandu Costa – EPMYC
  • Santa Cruz Do Sul: Antigo Presídio se transforma em Espaço Cultural

 

DEFESA CIVIL, RESILIÊNCIA E VOLUNTARIADO

  • Canoas: Eclima – Escritório De Resiliência Climática e Defesa Civil
  • Parobé: Preparados: Jovens Resilientes à Emergência Climática
  • Pelotas: Do Plano à Ação: Pelotas no enfrentamento da enchente de 2024

 

DESENVOLVIMENTO RURAL

  • Aratiba: Incentivo a expansão da Rede de Energia Trifásica
  • Rolador: Programa Vale-Feira
  • São José Do Norte: Ticket da Agricultura Familiar – TAF

 

DIREITOS HUMANOS

  • Campo Bom: Projeto Desenrola: Um olhar atento às adolescências
  • Horizontina: Não É Não
  • Pelotas: Programa De Incentivo A Lideranças Negras

 

EDUCAÇÃO

  • Horizontina: Escola em Tempo Integral no Espaço Rural: Conectando Saberes Ancestrais, Tecnologia e Sustentabilidade
  • Ibiraiaras: Projeto Integra: Educação e Convivência em Tempo Integral no Campo
  • Passo Fundo: Programa de Incentivo à Leitura Boralê

 

ESPORTE E LAZER

  • Ijuí: Olimpíada Escolar de Ijuí
  • São Sepé: Complexo Esportivo – PAMADE
  • Sapiranga: Em Sapiranga o Esporte Educacional é para todos

 

FAZENDA

  • Alegrete: Recadastra Alegrete
  • Campo Novo: Educação Fiscal e o Exercício da Cidadania
  • Santiago: Ação Premiada – Boas Práticas Fiscais

 

HABITAÇÃO

  • Capão da Canoa: Meu Lote Regular
  • Tapejara: Loteamento Habitacional Vida Nova
  • Taquari: Agora é Meu

 

MEIO AMBIENTE

  • Gramado: Fauna Silvestre
  • Santiago: Pila Verde E Azul: Economia Circular e Sustentabilidade
  • Venâncio Aires: Programa Biodigestores nas Escolas

 

MELHOR IDADE 60+

  • Esteio: Programa Idoso Feliz
  • Fortaleza Dos Valos: Laços de Afeto: Celebrando a Conexão com Nossos Avós
  • Santiago: Transformando Vidas de Pessoas Idosas com a implantação de um Centro de Convivência

 

MOBILIDADE URBANA E TRÂNSITO

  • Novo Hamburgo: Inovação no Transporte Público: Bilhetagem Eletrônica como instrumento de controle municipal
  • Porto Alegre: Central de Transportes da Enchente
  • Santa Maria: Trânsito e Educação

 

SAÚDE

  • Três Forquilhas: Consulta Farmacêutica como Ferramenta de Cuidado
  • Pelotas: UBS na Rua: Um Projeto de Cuidado Extramuros
  • Campo Bom: Planejamento Reprodutivo – Fortalecendo a autonomia das mulheres através da ampliação do acesso ao DIU

 

SEGURANÇA PÚBLICA

  • Dois Irmãos: Compartilhamento de Imagens do Sistema de Videomonitoramento de Dois Irmãos
  • Ivoti: Compartilhamento de Imagens do Sistema de Videomonitoramento de Ivoti
  • Panambi: Sistema de Segurança Colaborativo com Reconhecimento Facial – Unidades Autônomas de Urbanidade

 

TURISMO

  • Novo Hamburgo: Descubra Caminhos de Lomba Grande: Uma experiência autêntica em Novo Hamburgo
  • Sapiranga: Aventura Segura em Sapiranga
  • Três Coroas: Camping Acessível

Chuvas causam transtornos no interior de Itatiba do Sul

Foto: Rádio Cultura Itatiba do Sul

As chuvas registradas no último período causaram alguns transtornos pelas estradas do interior do município de Itatiba do Sul. Conforme registros, em menos de 24h choveu um acumulado de cerca de 170 mm.

Foto: Rádio Cultura Itatiba do Sul

Coforme a Secretaria de Obras, as estradas que ligam as Linhas Comineti e Frazzini permaneceram interditadas. Foram registrados danos na pedreira com desmoronamento. Na localidade de Pontilhão Rakaloski também ocorreu alguns desmoronamentos. Em Pitanga Alta, houve registro de trechos interditados e bueiros trancados.

A Prefeitura Municipal, por intermédio da Secretaria de Obras prestou atendimento a estes pontos, realizando trabalhos de limpeza e desobstrução ainda no fim de semana.

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